Soluções


Um software aberto para criar e controlar Clouds públicas e privadas

O OpenStack foi desenhado para controlar grandes pools computacionais, de armazenamento e de recursos de rede de um Datacenter, gerenciados por um Dashboard ou por OpenStack API

Atualmente centenas de grandes marcas mundiais rodam seus negócios diários em plataformas OpenStack, reduzindo custos e ganhando agilidade.

Mais de duzentas empresas, líderes mundiais em seus segmentos de tecnologia, como CISCO, HP, EMC, JUNIPER, ORACLE, VMWARE, AT&T, CITRIX, NetApp e outras, estão integrando seus produtos aos padrões OpenStack. Iniciativas como essas fortalecem toda a comunidade demonstrando que o OpenStack estará aderente às mais importantes tecnologias desenvolvidas para Datacenter do mercado. 

m

O Projeto iniciou em 2010 através do esforço entre NASA e Rackspace, após Setembro/2012 foi criado um grupo chamado de OpenStack Foundation, uma entidade sem fins lucrativos que visa a adoção e a melhoria constante do projeto.

mk

A estrutura do OpenStack

O Openstack é um open-source sob os termos da licença do Apache, portanto é Livre. A tecnologia consiste em uma série de projetos relacionados, que controlam um conjunto computacional (CPUs, Memórias, Armazenamento, Recursos de Redes, entre outros), à disposição dos usuários de um Data Center para serem aplicados como serviços. 

Cada usuário gerencia seus recursos através de um “Dashboard” baseado em Web. Mas é também possível que as mesmas necessidades de interação com o ambiente possam se dar de outras formas, como por exemplo RESTful API.

O projeto é composto por cinco segmentos que se relacionam entre si, que são o OpenStack Compute, OpenStack Storage, OpenStack Networking, OpenStack Dashboard e OpenStack Shared Services.

 

 

OpenStack Compute

Permite que empresas e prestadores de serviços possam oferecer recursos computacionais sob demanda através do provisionamento e gerenciamento de máquinas virtuais.

A arquitetura de computação é projetada para uma escalada horizontal dos recursos e foi desenvolvida para suportar hardware padrão X86_64, permitindo com isto economia em todo o ecossistema de Cloud. Essa grande economia é a principal razão para empresas desejarem participar do IaaS.

O projeto como um todo foi desenvolvido para ser flexível, pois sem este atributo não conseguiria se adaptar às mudanças constantes que ocorrem nos ambientes de Cloud. Requerimentos como hardware específicos e softwares proprietários não fazem parte do projeto.

O OpenStack Compute foi projetado para gerenciar “Pools” de recursos computacionais e pode trabalhar com tecnologias amplamente conhecidas e disponíveis para ambientes de virtualização.

mk

OpenStack Storage

Provê formas diferentes de armazenamento, com melhor desempenho e menores custos de instalação.

O OpenStack contém em sua base dois importantes projetos, o Swift (Object Storage) e o Glance (Block Storage), sendo que ambos podem ser utilizados em vários tipos de casos e aderem constantemente às necessidades das empresas modernas que buscam outras formas para o armazenamento de seus conteúdos.

O Object Storage é ideal para o armazenamento de baixo custo, scale-out. Pode ser desenvolvido de forma totalmente distribuída e os acessos podem ser feitos pelas APIs disponíveis, que podem ser integradas rapidamente pelos desenvolvedores a ferramentas já existentes como aplicativos e/ou processos de backup, arquivamento de dados entre outros.

O Block Storage permite que sejam criados volumes de disco e que eles sejam conectados às máquinas virtuais disponíveis pelo OpenStack Compute.

A integração do OpenStack Storage aos silos de armazenamento hoje disponíveis de mercado são um fato e devem ser utilizados, como é o caso da NetApp, EMC, Nexenta e SolidFire

 

.........................................................................................................

 

OpenStack Shared Services

Vários dos componentes do OpenStack estão, na verdade, à disposição de seus pilares, que são o Compute, o Storage, o Networking e o Dashboard.

 

 

OpenStack Dashboard

O OpenStack Dashboard fornece aos administradores e usuários uma interface gráfica precisa para customização e administração de recursos, manutenção de imagens, operação da rede, obtenção de estado entre tantos outros.

O seu design intuitivo e flexível ajuda a expor todos os componentes facilitando a ligação entre todo o universo OpenStack.

O OpenStack Dashboard é apenas uma das formas se ligar ao OpenStack, como o RESTful API nativo para toda a plataforma, que sugere a todos a partir para seu próprio desenvolvimento.

 


 

the future has changed...

welcome to OPENSTACK.

 

 


Identity Service

Identity Service

Image Service

Image Service

Telemetry Service

Telemetry Service

Orchestration Service

Orchestration Service